Iagro realiza capacitação voltada ao Programa Nacional de Saúde das Abelhas

A Iagro iniciou nesta semana capacitações voltadas aos profissionais que atuam no Sistema de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso do Sul direcionados à saúde das abelhas.

Durante os dias 20, 21 e 22 de junho, a primeira turma, que teve como ministrante o Dr. Pedro da Rosa Santos, concluiu o treinamento que visa preparar os profissionais tecnicamente nas ações necessárias para inspeção, colheita e transporte adequados das amostras oriundas de colmeias de abelhas Apis melífera africanizadas e meliponídeos (abelhas nativas silvestres sem ferrão).

As capacitações ocorrem em parceria com o Senar MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), e complementam, de forma presencial, os temas abordados no Treinamento virtual da ENAGRO (Treinamento virtual para atuação do Serviço Veterinário Oficial no Programa Nacional de Saúde das Abelhas – PNSAb), sendo utilizado o apiário e meliponário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Campo Grande.

Estão agendadas mais cinco turmas para este ano, atendendo cerca de 60 servidores participantes e possibilitando que a Iagro se capacite para atender às demandas sanitárias da apicultura e miliponicultura do Mato Grosso do Sul.