CREAS de Aquidauana alerta alunos sobre como prevenir e denunciar violência sexual

A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) dando continuidade às atividades da campanha “18 de maio – Faça Bonito”, que é de Combate o ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. esteve nas escolas palestrando para os alunos, sobre como prevenir e denunciar os casos de violência sexual.
Ontem e hoje, 19 e 20 de maio, a equipe do CREAS realizou as palestras para os alunos do Ensino Fundamental, de 5º ao 9º anos, na Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro Cidade Nova. Estiveram presentes palestrando aos alunos, a psicóloga Tainara Coronel, as assistentes sociais Sunamita Vogt e Rosângela Teixeira e a advogada Camilla Neponucemo.
Conforme explica a equipe do CREAS, as palestras para os alunos servem para ajudar na prevenção da violência contra a criança e do adolescente, para eles aprenderem a identificarem as modalidades de violência sexual e como denunciar.
“É importante eles saberem que existe um local específico que cuida deles, o CREAS. Também orientamos sobre o toque e o corpo, condutas impróprias de possíveis agressores. Orientamos para que as crianças identifiquem possíveis situações de risco e saibam como evitar ou denunciar”, explicou a coordenadora do CREAS, a psicóloga Juliane Ribeiro.
Desde o início da campanha, na primeira semana de maio, o CREAS já realizou palestras em 9 escolas, sendo que ao todo, até o final do mês totalizarão 19 escolas, abrangendo uma média de palestras em 3 séries por escola. A equipe também já realizou reunião com pais e professores, nos sábados de Família & Escola.
Durante a semana, a equipe do CREAS também esteve distribuindo material educativo em todas as unidades de saúde e no centro da cidade e, também, estarão levando essa temática da campanha para áreas rurais e aldeias.
O foco de todas as ações do CREAS de Aquidauana tem sido conscientizar, alertar e incentivar as pessoas a “vestirem a camisa da campanha” contra o abuso e exploração infanto-juvenil, principalmente, ajudando a denunciar e explicar às crianças e adolescentes sobre como podem se proteger e denunciar.
Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), apontam que as denúncias de violência contra crianças e adolescentes representam 30% do total de denúncias recebidas pelos canais no período divulgado.
O Disque 100 e o Ligue 180 receberam 115,5 mil denúncias de violações a direitos humanos de 1º de janeiro a 12 de maio de 2021. Os registros resultaram em mais de 435 mil violações de direitos, inclusive, de Mato Grosso do Sul e Aquidauana.

Fonte: AGECOM