Essa semana postos de saúde promoveram ações para a saúde do homem

Nos dias 21 e 22/07, a Secretaria de Saúde e Saneamento de Aquidauana (SESAU), por meio das equipes das ESFs José Voria, Nova Aquidauana I e João André Madsen realizaram uma programação especial com o objetivo de atrair a população masculina para se consultar, imunizar, avaliar, identificar e tratar possíveis problemas de saúde.

Nas ESFS os pacientes foram recebidos com comidas, bebidas e decorações típicas de festa julina. Durante as atividades voltadas à Saúde do Homem, os atendimentos começaram com os técnicos de enfermagem e as enfermeiras realizando a 1ª avaliação e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Em seguida, os pacientes foram encaminhados para o dentista para a avaliação bucal, procedimentos necessários e, por último, passaram por uma consulta médica com o médico de cada unidade ESFs.

Os que necessitaram, foram encaminhados para consultas com médicos especialistas. Todas as ESFs disponibilizaram atendimento especial na “sala de vacinas”, para que os homens pudessem atualizar suas carteiras de vacinação, se imunizando, principalmente, contra as doenças hepatite, tríplice viral, tétano e gripe.

Após a realização dos atendimentos, os pacientes eram liberados individualmente e convidados para desfrutarem das comidas típicas. Todas as atividades realizadas nas ESFs seguiram as normas de biossegurança, visando a proteção dos pacientes e equipes de saúde.

Fonte: AGECOM