Idoso de 77 anos é multado por derrubar 12 árvores de uma área protegida de mata ciliar do Rio Aquidauana

Um idoso, de 77 anos, foi multado em R$ 12 mil por derrubar 12 árvores de uma área protegida de mata ciliar do Rio Aquidauana, no município de Dois Irmãos do Buriti (MS), a 98 km de Campo Grande. Os policiais militares Ambientais (PMA) encontraram a exploração da área de vegetação protegida por lei nesta segunda-feira (19).

Na propriedade, as árvores de grande porte encontradas no chão foram identificadas sendo como das espécies aroeira, angico, quina-do-mato e leiteira derrubadas e estavam às margens do rio Aquidauana. De acordo com a PMA, as árvores foram derrubadas pelo dono da chácara, dentro da área protegida de matas ciliares do rio.

A PMA detalhou que a maior parte das árvores desmatadas estava a 28 metros do rio, “em local onde deveriam ser preservados 100 metros como área protegida por lei como de preservação permanente (APP)”, enfatizaram. Segundo informações da polícia, o infrator teria cometido o crime para evitar o trânsito de pessoas até o rio pela área da sua chácara.

O idosos que mora em Campo Grande, segundo a PMA, responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente, com pena de um a três anos de detenção, além da multa.