Atraso na colheita da soja pode prejudicar o milho safrinha no Estado

A área colhida de soja safra 2020/2021 avançou 1,5%. De acordo com a estimativa do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga-MS), foram 54.675 hectares colhidos, atraso de 8,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Segundo o setor produtivo, com o atraso da primeira safra, a semeadura do milho safrinha também não avança.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS (Aprosoja-MS), André Dobashi, o excesso de umidade e o avanço de doenças de fim de ciclo têm preocupado o setor.

“Essa safra está bastante apreensiva para nós produtores. É uma safra que começou bastante seca, o produtor conseguiu recuperar o tempo na semeadura e colocou a safra bem posicionada ao longo dos meses de outubro e novembro.

O mês de janeiro foi marcado por precipitações muito acima da média, com algumas regiões registrando 500 milímetros de chuva ao longo do mês, o que fez com que o ciclo da soja se alongasse bastante: a gente percebe muita soja que já era para estar com o ciclo definido e ainda está em formação, o que atrasou bastante a previsão de colheita do produtor. Estamos entrando no fim do segundo decêndio de fevereiro e não vemos mais que 1,5% colhido”, explica o presidente.

Dobashi ainda aponta que o produtor está apreensivo com o avanço de algumas doenças de fim de safra.

“[O excesso de chuvas] fez com que essas doenças de fim de ciclo evoluíssem nas lavouras. As ferrugens a gente não observou muito no campo, mas houve avanço em outras doenças de fim de ciclo, que foram favorecidas nesse período de alta umidade”, aponta.

De acordo com o boletim Casa Rural, elaborado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), “muitos produtores iniciaram a colheita a partir do dia 18 de fevereiro, diante das previsões de estiagem”.

RECORDE

Apesar das preocupações, as estimativas continuam mantidas e é esperada uma safra recorde. É estimado aumento de 7,55% na área colhida, passando de 3,389 milhões para 3,645 milhões de hectares.

Já em relação à produtividade, também é esperada ampliação da quantidade de grãos colhidos.

Conforme o boletim, a expectativa é colher 53 sacas por hectare. O acréscimo de produtividade deve ser de 2,35% no comparativo com o ciclo passado, saindo de 11,325 milhões de toneladas na safra 2019/2020 para 11,591 milhões de toneladas na safra 2020/2021.

Segundo o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a estimativa de recorde para a safra é mantida.

“A gente iniciou agora a colheita da safra e, pelas produtividades médias já obtidas, estamos estimando uma produtividade de 53 sacas por hectares – até o momento está acima disso. A gente está confirmando uma safra recorde, mas depende muito deste período de colheita”, explica o secretário.

Verruck ainda aponta que haverá uma aceleração na colheita a partir da próxima semana.

“Será uma colheita acelerada, assim como foi o plantio acelerado em decorrência do atraso por causa da seca. Lembrando que nós temos 60% [da soja] comercializada, então, a partir do dia 22, você vai ver uma ativação muito forte de transporte rodoviário no Estado.

Porto Murtinho, a partir desta semana, já começa a receber nos armazéns grãos para exportação: a movimentação da safra em função das condições climáticas será bastante positiva”, afirma Verruck ao Correio do Estado.

MILHO

O plantio do milho segunda safra atingiu o índice de 1,1% em Mato Grosso do Sul, com aproximadamente 22.033 hectares semeados.

A região sul tem o plantio mais avançado, com média de 1,4%, enquanto a região norte está com 0,7% e a região central com 0,0% de média.

A porcentagem de área semeada até o momento é 6,90% inferior em relação à safra 2019/2020.

Conforme o boletim técnico: “O plantio está atrasado no Estado, em razão da colheita da soja estar lenta, pois o seu início foi prejudicado pelas fortes chuvas”.

O presidente da Aprosoja-MS indica que o produtor rural fique atento à melhor janela para a implantação da segunda safra.

“A semeadura do milho safrinha fica comprometida, porque temos 1% de milho semeado até o momento. O que deixa o produtor em estado de alerta, porque a janela da safrinha vai bem até o primeiro decêndio de março, ou seja, os primeiros dias de março são a janela máxima para o plantio desse milho”, diz Dobashi.

Ainda de acordo com o boletim técnico do setor, a alta demanda por grãos pode impulsionar o aumento da área plantada no Estado.

E para os próximos dias, apesar da irregularidade das precipitações, tanto colheita quanto plantio devem avançar.

“Nessa próxima semana esperamos um período de estiagem, o que facilitará o avanço tanto da colheita da primeira safra quanto da semeadura do milho. O plantio deve ganhar força nos próximos dias com a colheita da soja, que é o que o produtor está esperando para tentar colocar o máximo de milho semeado até os primeiros dias de março”, complementa Dobashi.