Prefeitura faz levantamentos dos estragos causados pelas chuvas e inicia recuperações

A Prefeitura de Aquidauana iniciou ontem, 17, as vistorias nas estradas vicinais do município por conta dos danos causados pelas chuvas dos últimos dias. Os primeiros locais já vistoriados foram na região do Distrito de Cipolândia, Furnas dos Baianos (distrito de Piraputanga) e a BR 419, na região da Ponte da Pirainha.
Até o momento, a Prefeitura de Aquidauana computa os seguintes danos: diversos trechos de estradas vicinais alagadas e danificadas; trechos da rodovia BR 419 interditados por pontos de alagamentos e erosão; 06 pontes de madeira que tiveram suas cabeceiras destruídas. As 06 pontes são estão distribuídas na região do Taboco, Furnas dos Baianos e Distrito de Cipolândia.
“Estamos atentos e preocupados com a situação das chuvas na cidade e na zona rural. Solicitei às nossas equipes o total empenho para atender todas as famílias que foram prejudicadas com as chuvas e devolver o trafego nas estradas vicinais e cobrar do DNIT a atenção urgente com a BR 419”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
O período de chuvas de Aquidauana dura normalmente até o mês de março. Então, durante o período de chuvas o que é possível executar são medidas paliativas, pois há dificuldade de acesso e o terreno úmido impede a realização de serviços adequados, como, por exemplo, aterros de cabeceiras de pontes e compactações de solo.
Para a execução de medidas definitivas após o período de chuvas, o município de Aquidauana precisa de respaldo com decreto de situação de emergência, para facilitar e agilizar a contratação de serviços para recuperação de estradas e pontes.
A prefeitura executa as vistorias, capta imagens e elaborará o relatório dos danos para justificar legalmente o decreto de situação de emergência a nível municipal. Diante dos estragos encontrados e se continuarem as chuvas conforme a previsão meteorológica, há possibilidade do município de Aquidauana decretar situação de emergência, para que haja uma resposta rápida aos danos causados, pois há famílias na zona rural em situação de isolamento na região do Taboco, além das pontes e estradas intransitáveis, impedindo, inclusive, o escoamento da produção agropecuária da região.
ESTRADAS – O serviço de recuperação da BR 419 compete ao DNIT, por se tratar de uma rodovia federal. A Prefeitura de Aquidauana já informou ao DNIT da situação calamitosa e solicitou a intervenção com urgência.
Já as estradas vicinais e pontes de competência do município, a Prefeitura de Aquidauana por meio das Secretarias Municipais de Obras e Planejamento já iniciará os serviços de recuperação.