Preço do petróleo começa a semana em alta

Os preços do petróleo avançaram nesta segunda-feira (25), influenciados pelas perspectivas de uma demanda maior nos Estados Unidos.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em março subiu 0,85% a 55,88 dólares em Londres. Enquanto isso, o barril de WTI para entrega no mesmo prazo subiu 0,96%, a 52,77 dólares.

“Mesmo se a pandemia não frear, os preços do petróleo têm boas razões para começar a semana em alta, graças a um coquetel de notícias com tendência de alta”, disse Bjornar Tonhaugen, analista da Rystad.

Primeiro na lista está o programa de estímulo por US$ 1,9 trilhão que o presidente americano, Joe Biden, deseja apresentar ao Congresso, e que poderia fomentar o consumo de petróleo como resultante do aumento da atividade econômica.

Também há “notícias positivas na frente da Opep, com o Iraque comprometido a reduzir sua produção de petróleo em janeiro e fevereiro para compensar o superávit de 2020” sobre o pactuado com o cartel, acrescentou o analista, em alusão a informações reportadas pela Bloomberg.