20 abril, 2024

Polícia Militar participa de reunião com o Secretário Nacional de Segurança Pública

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (21/01), no auditório da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – Sejusp, uma reunião técnica com todas as forças estaduais, que atuam no enfrentamento aos crimes na região fronteiriça e divisas do Estado de Mato Grosso do Sul.
O foco da reunião foi a apresentação ao Secretário Nacional de Segurança, Coronel Carlos Renato Machado Paim, o trabalho de enfrentamento das ações ilícitas transfronteiriças, bem como, apresentar a estrutura e organograma das forças que atuam nessa faixa territorial.
A reunião contou com a presença do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, do Secretário Adjunto da Sejusp, Coronel PM Ary Carlos Barbosa, do Subcomandante-Geral da PMMS, Coronel Renato Dos Anjos Garnes, neste ato representando o Comandante-Geral da PMMS, Coronel Marcos Paulo Gimenez, diretor do Departamento de Operações de Fronteiras – DOF, Coronel PM Wagner Ferreira da Silva, e outros chefes de órgãos de segurança do Estado.

O Subcomandante-Geral PM Renato dos Anjos Garnes, apresentou tanto o trabalho realizado pelas Unidades de Policiamento Preventivo/Ostensivo (Batalhões e Companhias Independentes), bem como o das Unidades Especializadas, a exemplo do BOPE, Batalhão de Choque, Batalhão de Policiamento Ambiental, Batalhão Rodoviário e Esquadrão de Cavalaria.

Outra vertente da apresentação foi dos projetos sociais desenvolvidos pela PMMS, que tem seu foco principal na prevenção voltada às crianças e adolescentes.

Os dados estatísticos apresentados pela PMMS mostraram o trabalho técnico que está sendo realizado na fronteira. Em 2020 a PMMS conseguiu reduzir em 35,5% os números de roubos, 23,3% os números de furtos e 13,3% de homicídios dolosos.

De acordo com os dados da Sejusp, as ações de todas as forças resultaram em recordes de apreensões de drogas e cigarros, totalizando 749.112 kg de drogas e 1.610.433 pacotes de cigarros. Os números representam um aumento de 74% em relação ao ano de 2019. Mato Grosso do Sul possui 1.517 Km de fronteira com a Bolívia e com o Paraguai, incluindo 549 Km de fronteira seca.

Galeria de fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social da PMMS.

Publicado por: ST PM ROA