Prefeitura Municipal de Aquidauana vacina idosos e funcionários do asilo São Francisco

Seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid- 19 idosos e trabalhadores do Asilo São Francisco receberam ontem (20), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, a coronavac.

O trabalho começou logo pela manhã, as técnicas em enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana estiveram fazendo a imunização dos idosos e funcionários do asilo.

Os três primeiros idosos a receberem a vacina foram o Sr. Liberado Olinda, de 100 anos, o mais idoso da instituição.

Na sequência, a Dona Neusa Cunegundes Farias, de 72 anos, o Sr. José Rosa Martins, de 90 anos. Todos da instituição foram devidamente imunizados.

Segundo explicou a diretora do asilo, Maristela Prado, a vacina é um alívio para todos da instituição, idosos e servidores.

“É um alívio para todos nós, pois desde Março/2020 entramos em isolamento no asilo, sem permitir visitas aos idosos para preservar ao máximo saúde deles”, disse Maristela.

Apesar da autonomia de estados e municípios na distribuição das vacinas, o Ministério nacional alerta para a necessidade de seguir as orientações coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que prevê ciclos de vacinação de acordo com os grupos prioritários definidos em estudos populacionais.

Por meio de ofício, encaminhado nesta terça-feira (19), o Ministério alertou o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasem) que é imprescindível que todas as unidades de saúde da Federação cumpram as diretrizes para que o país tenha doses suficiente para imunizar com as duas doses previstas este primeiro ciclo da campanha de vacinação e garanta uma imunização eficaz no país.

Nesse primeiro ciclo de aplicação de doses, serão contemplados profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos institucionalizados, portadores de deficiência com mais de 18 anos institucionalizados e indígenas aldeados. A campanha e os grupos contemplados serão escalonados de acordo com a disponibilidade de doses da vacina contra a Covid-19.