Prefeitura, militares, Defesa Civil e paróquia estão preparados para atender famílias ribeirinhas 

 

Ao final da tarde desta quinta-feira, 21, a Defesa Civil Municipal averiguou que o rio Aquidauana continua subindo lentamente e seu nível está em 7 metros. Em Aquidauana, nas últimas 48 horas caíram pouco mais de 50 milímetros de chuva. Já na ‘cabeceira’ do Rio Aquidauana, no município de Corguinho, o rio está dentro do nível, sem alterações.

Mesmo com o rio Aquidauana subindo lentamente, a Prefeitura de Aquidauana já está mobilizada para atender às famílias ribeirinhas, num trabalho conjunto com o 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, 9º Batalhão de Engenharia e Combate, 7º Batalhão da Polícia Militar e a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A Defesa Civil Municipal junto com as secretarias municipais de Assistência Social, Obras, Planejamento e Saúde já estão organizaram e montaram a estrutura de atendimento às famílias que porventura ficarem desalojadas, caso as águas do rio Aquidauana continuarem subindo.

ABRIGOS – Dois abrigos estão montados para atender as famílias ribeirinhas. O abrigo 01 que é no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição e 02 que é no salão da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

TELEFONE DE EMERGÊNCIA – Nessa situação de alerta com a subida do nível do rio Aquidauana, as famílias ribeirinhas que precisarem de atendimento e socorro para mudança para os abrigos e/ou casa de parentes devem ligar para o telefone: 193 (Bombeiros), com atendimento 24 horas por dia.

Conforme fluxograma de atendimento acordado com a Prefeitura de Aquidauana, após a família ligar no 193, será coletados os dados e endereço; o Corpo de Bombeiros irá acionar a Secretaria Municipal de Obras e Exército, que entrarão em ação com servidores e caminhões; já a Secretaria de Assistência Social com suas equipes nos abrigos receberão as famílias e, também, estarão com o Plantão Social à disposição para atendimentos aos ribeirinhos.