Fortes chuvas alagam casas e desalojam famílias ribeirinhas em Nioaque, MS

Após sete dias de intensas chuvas no município de Nioaque (MS), 184 Km da capital, famílias de ribeirinhos estão desalojadas e fazendas alagadas. Ponte que dá acesso à cidade está interditada. Segundo dados do centro de de monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), nos últimos sete dias, choveu cerca de 135 milímetros na região.

A ponte que dá acesso à cidade foi interditada após o leito do Rio Nioaque subir nove metros acima do normal, e continuar aumentando o quantitativo de água, segundo a defesa civil.

A situação foi tomada para precaver uma situação ainda pior por causa da previsão de muita chuva para os próximos dias, segundo a prefeitura. O governo municipal informou que ribeirinhos desalojadas estão sendo levados para a escola municipal Guilherme Correia, no centro do município.

A prefeitura de Nioaque informou: “estamos dando total auxilio a toda comunidade ribeirinha neste momento e as equipes responsáveis estão acompanhados os efeitos da cheia dos rios”.

O Cemtec-MS, aponta que no município já choveu 200 milímetros, mais do que os 186,4 milímetros esperados para todo o mês de janeiro.

A coordenadora técnica do Cemtec-MS informou que o mapa de monitoramento apresenta um acúmulo de chuva alto sobre o município. Dispondo de uma condição bem localizada sobre área de Nioaque.