Aquidauana inicia vacinação contra a Covid-19 no Hospital Regional

A Prefeitura de Aquidauana recebeu a primeira remessa da vacina Coronavac contra a Covid-19, contendo 8.446 doses e seringas, que serão aplicadas em duas doses conforme o protocolo do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde e o cronograma da Secretaria de Estado de Saúde e Saneamento. As doses foram entregues na madrugada de hoje, 19.

No final da manhã de hoje, 19, a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação no Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, imunizando os trabalhadores hospitalares, envolvidos diretamente na atenção de referência para casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

O prefeito Odilon Ribeiro, junto com vários vereadores, o presidente da Câmara Municipal Wezer Lucarelli e o vice-prefeito Joaquim Passos estiveram acompanhando o início da vacinação, conversando com os trabalhadores do hospital e ouvindo a aprovação deles quanto à chegada da vacina.

“A pandemia não acabou, precisamos nos cuidar. A vacina traz pra nós uma esperança e um alívio. Esse é um momento histórico para a nossa Aquidauana, para nossa comunidade e, sobretudo, para esses profissionais de saúde, que de dia e de noite, se doam atendendo aos pacientes. Estamos muito esperançosos para que, em breve, tenhamos mais doses e toda da nossa comunidade possa ser vacinada contra o coronavírus”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro, agradecendo, também, ao Governo do Estado pela rapidez na logística de entrega das vacinas aos municípios.

No Hospital Regional Dr. Estácio Muniz, no ato inicial de vacinação foram imunizados com a primeira dose da Coronavac, até o final da manhã, 99 profissionais, da recepção a médicos, passando pelos técnicos, profissionais de laboratório, farmácia, copeiras, enfermeiros e profissionais de higienização e limpeza.

“Para mim é um marco estar aqui aplicando essa vacina nos nossos colegas de trabalho. Nós vivemos diariamente a luta da pandemia e perdemos entes queridos para esse vírus, essa doença. Estou muito feliz, hoje é um dia histórico na minha vida”, afirmou uma das técnicas de enfermagem que trabalhava aplicando a coronavac, Ana Carolina Marques.

“Não temos nem palavras para definir o que significa tudo isso para gente. Só tenho que agradecer a Deus por estarmos recebendo essa vacina e podendo viver esse momento. Nosso maior sonho e pedimos a Deus é que essa pandemia logo passe e a vacina é um grande passo para isso. Eu só tenho palavras pra agradecer”, disse, bastante emocionada, Ligiane Pereira, indígena, 29 anos, que foi a primeira trabalhadora hospitalar do setor de higienização da área de Covid-19, que recebeu a sua primeira dose da coronavac hoje no hospital regional.

Conforme nota do Governo do Estado, todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul receberam entre a noite de ontem (18) e as primeiras horas desta terça-feira (19) lotes com doses da vacina Coronavac. Mato Grosso do Sul recebeu ao todo 158 mil doses, que serão suficientes para imunizar 79 mil pessoas, nessa primeira etapa da Fase 1 de vacinação.

Fonte: AGECOM