Depois de duas horas de prova, candidatos do Enem já deixam locais de prova em MS

Na tarde deste domingo (17), depois de duas horas de prova, candidatos do Enem começaram a deixar os locais de prova em Campo Grande. Os alunos relataram que as medidas de segurança sanitária foram seguidas. Espaçamento entre cadeiras, obrigatoriedade do uso de álcool em gel ao entrar nas salas de prova e o uso integral da máscara, foram regras pontuadas pelos alunos.

Os candidatos contaram ao G1 sobre as medidas de biossegurança e disseram que se sentiram seguros diante da situação, para realizar a prova. O estudante Douglas Leal, de 19 anos, pretende fazer o curso de Agronomia, e se sentiu tranquilo ao fazer a prova.

“Para ir ao banheiro era apenas uma pessoa. Não houve nenhum transtorno na sala que realizei a prova. O uso da máscara foi obrigatório, só tirei para comer o lanche e tomar água. Ao entrar na sala, os vigilantes deram álcool em gel e reforçaram as normas”, relembra Douglas.

Ronald da Silva, 20, foi outro candidato que saiu logo após as duas primeiras horas. O pretendente a uma vaga de engenharia mecânica em uma universidade federal sentiu-se surpreso com o tema da redação deste ano, que foi: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

“Não esperava que seria algo relacionado às doenças mentais. Por conta da Covid-19, pensei que seria algo sobre o coronavírus”, afirma Ronald.

Ronald e Douglas, ambos, se sentiram confiantes com a prova. Ao falar com o G1, relembraram do ano “difícil” relacionado a preparação para o exame. Douglas lembra que a preparação dele para a prova foi feita à distância. “Eu me senti preparado, não achei tão complicada a prova, mas o meu preparo não foi aquele que queria, até mesmo por causa da pandemia”.

Em Mato Grosso do Sul, foram feitas 84.562 inscrições, sendo 82.638 para prova impressa e 1924 para a versão on-line. A maior faixa etária de inscritos é entre jovens de 21 a 30 anos. As provas vão acontecer em todo o país nos dias 17 e 24/01/2021 (versão impressa), e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).