Mais de 2 milhões de doses de vacinas estão pré-compradas em MS

Mato Grosso do Sul já tem mais de 2 milhões de doses da vacina pré-comprada para iniciar plano de imunização.

Desde que anunciada, a vacina contra covid-19 está gerando expectativa para os moradores, que sonham em voltar a ‘vida normal’, sem medo das mortes causadas pela doença.

Em Mato Grosso do Sul, conforme antecipado pelo site TopMídiaNews, a ideia é começar o plano de imunização no dia 20 de janeiro.

Conforme apurado, até o momento, MS conta com aproximadamente 1,7 milhões de doses da Coronavac, já solicitadas ao instituto Butantã, o que seria suficiente para imunizar 850 mil dos 2,6 milhões de habitantes do Estado.

Além disso, a prefeitura de Campo Grande enviou documento ao instituto Butantan reiterando o pedido para compra de 347 mil doses da vacina contra a covid-19.

A prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos assinou, no dia 1º de janeiro, o protocolo de intenções junto ao Instituto Butantan de São Paulo, formalizando o interesse do município na compra de 40 mil doses da vacina Coronavac.

O objetivo da prefeita é imunizar 20 mil pessoas. Sendo assim, até o momento, somando as solicitações do Estado e das prefeituras, já são mais de 2 milhões de doses pré-compradas para população sul-mato-grossense.

EFICÁCIA DA VACINA

A Coronavac alcançou 78% de eficácia para casos leves e 100% para casos médios e graves nos estudos finais realizados no Brasil.

Os dados sobre a Coronavac estão sendo apresentados nesta quinta-feira (7) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. Conforme informado, o percentual se aplica à prevenção de casos leves da Covid-19.

A Coronavac é desenvolvida pelo laboratório Sinovac Biotech, da China, e no Brasil tem coordenação do Instituto Butantan.

O Instituto Butantan deve fazer o pedido de registro emergencial do imunizante ainda hoje.