Corte de água por falta de pagamento continua proibido por mais 15 dias na Capital

Corte no fornecimento de água por inadimplência continua proibido por mais 15 dias em Campo Grande.

Decreto com a prorrogação da proibição de corte do serviço foi publicado na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial do Município.

Cortes de água e esgotamento sanitário estão suspensos desde a segunda quinzena de março de 2020, devido à pandemia do coronavírus e, desde então, a proibição já foi prorrogada por várias vezes.

A nova prorrogação tem efeito retroativo, valendo a partir do dia 1º de janeiro, sendo a suspensão do corte dos serviços válida até o dia 15 deste mês, podendo ser novamente prorrogada ao fim desse prazo.

Com a prorrogação, a concessionária Águas Guariroba não pode interromper o serviço de fornecimento de água dos consumidores inadimplentes.

No entanto, não há perdão da dívida, ou seja, o consumidor que não pagar o serviço não terá a água cortada durante o período, mas acumulará a dívida, que continuará sendo cobrada.

Decreto estabelece que as contas vencidas durante o período de vigência da determinação poderão ser parceladas posteriormente em até 36 vezes, sem cobrança de juros e correção monetária.

Conforme a prefeitura, a medida tem objetivo de minimizar prejuízos causados pela pandemia do coronavírus aos moradores.

Coronavírus

O município de Campo Grande está no grau de risco alto do coronavírus, classificado em bandeira vermelha.

Até esta quarta-feira (6), a Capital soma 62.624 casos confirmados de Covid-19, com 1.125 mortes em decorrência da doença.

Só nas últimas 24 horas, foram 565 casos novos e 15 mortes. Taxa de letalidade é de 1,8%.

Ocupação global de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é de 95% em Campo Grande.

Em todo o Estado, são 139.152 casos, com 123.361 já recuperados, 12.731 em isolamento domiciliar, 601 internados e 2.459 óbitos.