FCO financiou sistema de geração de energia em 16 municípios do Estado em 2020

Em 2020, o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) financiou a implantação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica em 16 municípios de Mato Grosso do Sul.

A medida teve o investimento de R$ 45.719.234,77 em projetos deliberados no âmbito do Conselho de Investimentos Financiáveis pelo FCO (CEIF/FCO), presidido pelo secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), que destaca a importância do uso de energias renováveis, sendo esse um propósito da atual gestão.

“O fomento ao uso de fontes de energia limpa e de energias renováveis por empreendimentos empresariais e rurais é uma linha estratégica do Governo do Estado na política de desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, daí a importância de viabilizarmos esse acesso por meio do financiamento de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica”, disse Verruck.

Foram beneficiados pelos projetos de geração de energia os municípios de: Jaraguari, Deodápolis, Mundo Novo, Campo Grande, Novo Horizonte, Sidrolândia, Itaquiraí, Bela Vista, Maracaju, Glória de Dourados, Laguna Carapã, Ponta Porã, Paraíso das Águas, Terenos, Rio Brilhante, Corumbá.

Na última reunião do CEIF/FCO, foram deliberados R$ 5.442.116,85 pelo Conselho.

Um dos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica implantados neste ano e financiado pelo Fundo é a usina da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul). Com 6 hectares de placas e 16.290 módulos solares, sendo a maior usina fotovoltaica do Centro-Oeste.

De acordo com Verruck, gerar energia tendo como matéria-prima a radiação solar não é uma tarefa simples, mas que quase não afeta o meio ambiente. Em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), foi aprimorado o processo de licenciamento ambiental para a geração de energia solar fotovoltaica.

“A geração de energia solar tem um impacto ambiental muito pequeno e trabalhamos para dar celeridade ao processo de licenciamento”, finaliza o secretário da Semagro.