Diretoras gravam curta sobre a vida das araras em Campo Grande

Campo Grande é famosa pelas araras que colorem os céus da capital de  e que fazem ninhos em troncos de coqueiros. Canindés, Vermelhas e Azuis, as aves são as estrelas do Projeto ‘Campo Grande das Araras’, das diretoras Lú Bigatão e Rosiney Bigatão com a parceria do Instituto Arara Azul, entre outros colaboradores.

Desde novembro, o curta está sendo gravado em várias regiões da cidade para retratar a migração das aves do  para Campo Grande. Além de narrar a saga dos animais para sobreviverem na cidade, convivendo com seus moradores e turistas.

O Projeto foi contemplado no Fundo Municipal de Cultura/2019 (FMIC//), e visa desenvolver uma narrativa híbrida, mesclando a linguagem do documentário e da ficção. O filme pretende lançar um novo olhar sobre a presença das araras no meio urbano e a relação que as pessoas têm com as aves e todo o meio ambiente.

Durante essa semana a equipe percorrerá diversos pontos em Campo Grande, geralmente frequentados pelas aves. A próxima etapa é uma viagem ao . A expectativa é concluir todo o processo de produção, sonorização, pesquisa e edição até fevereiro do próximo ano.

Mais que contar a história das araras em Campo Grande, por meio do projeto as diretoras e irmãs Lú e Rosiney Bigatão e toda a equipe esperam incentivar a observação das aves na cidade, despertar o amor e o interesse da população para a preservação da espécie. A expectativa é mostrar a vida dos animais pelo ponto de vista deles para sensibilizar os espectadores.

“A ideia é falar das araras misturando ficção e documentário, mostrando o ponto de vista das aves. Usamos  simulando os voos e pousos, de cima das árvores com escadas e andaimes, sempre colocando elas nos olhando e a reação dos seres humanos ao avistar as aves. Estudamos a vida delas, com reprodução, alimentação e cotidiano das aves”, frisa a diretora Lú Bigatão.

O Projeto prevê ainda a criação do Circuito das Araras, um roteiro turístico em Campo Grande, identificando os lugares mais frequentados pelas aves, onde moradores e turistas possam percorrer para observá-las, de carro, a pé ou de bicicleta.

Sinopse: o olhar das araras

Elas cortam os céus colorindo os olhares dos moradores praticamente o ano todo. Chegam cada vez com mais frequência e em maior número e já se reproduzem por aqui. Até a azul, que chegou a ser considerada extinta, teve presença registrada no município. São tantas araras que Campo Grande poderia ser chamada de “a cidade das araras”.