Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito realizam operação em Aquidauana e Miranda

No último final de semana, diversas operações de trânsito foram desencadeadas pelas equipes do 7º Batalhão de Polícia Militar e do Detran, abrangendo as cidades de Aquidauana e Miranda, com foco na “Lei Seca”.

Novamente, a missão teve por objetivo fiscalizar e coibir a prática, muitas vezes comum nos finais de semana, de álcool e direção. Também, há de se levar com conta o efeito educativo que as ações trazem, sempre objetivando um trânsito mais seguro.

Nos dias 04 e 05/12 a ação conjunta entre as forças de segurança pública ocorreu em Aquidauana. Em duas operações, tivemos um total de 122 testes de etilômetro realizados, 3 condutores presos por embriaguez, 3 infrações de trânsito referentes a dirigir alcoolizado e 11 recusas ao teste.

Em 05 e 06/12, foi a vez de Miranda receber as operações. Por lá tivemos 441 testes de etilômetro realizados, 10 condutores presos por embriaguez, 13 autuadas por dirigir alcoolizada e 06 recusas ao teste.

Ao final da operação, 42 condutores foram flagrados dirigindo alcoolizado, dois quais 15 cometeram o crime de embriaguez. Ademais, 24 condutores abordados não possuíam habilitação para dirigir veículo automotor.

PENALIDADES

A lei 12760/12 tornou mais rigorosa a punição aos motoristas que forem flagrados conduzindo veículo embriagado. Aquele que for submetido ao teste do etilômetro e resultar um valor acima de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido é preso em flagrante, tem sua CNH recolhida, a qual passará por um processo de suspensão. Além, é claro, da multa, que hoje é de R$ 2.934,70.

Caso o resultado seja inferior à 0,33, o condutor será multado e terá sua habilitação recolhida.

O advento da referida lei tornou a recusa ao teste punível aos mesmos moldes das sanções elencadas acima.

A comandante em exercício do 7º BPM, Major QOPM Cleide Maria, informa que as operações continuarão sendo realizadas e conta com o apoio da sociedade quanto a atenção às normas de trânsito, visando sempre a garantia de uma cidade mais segura.

(Assessoria de comunicação Social do 7º Batalhão PM).

   

Publicado por: umatos@sejusp.ms