Operação nacional de combate a crimes contra idosos divulga balanço final de ações

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul deflagra na manhã desta sexta-feira (4) a Operação Vetus, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – MMFDH e que está sendo desencadeada em todo o País. A Operação visou apurar denúncias de pessoas envolvidas com maus-tratos contra idosos.

A operação integrada, que teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia. Desde o mês de abril vem sendo realizado o levantamento de denúncias feitas pelo Disque 100 em todo o país. A ação conjunta desta manhã pretende realizar visitas a locais apontados pelos denunciantes em pelo menos 30 municípios do Mato Grosso do Sul.

Desde o início da Operação Vetus, a PCMS realizou mais de 70 diligências onde foram  apuradas 87 denúncias, que culminaram com a instauração de 21 procedimentos investigativos, 16 medidas protetivas e o atendimento de mais de 52 pessoas idosas vítimas de violência e a prisão de três agressores no estado.
No Mato Grosso do Sul, os dados finais da operação apontam a realização de 9 Termos Circunstanciado de Ocorrência – TCO, o deferimento de 15 medidas protetivas e a prisão de 3 pessoas.