Justiça solta advogado suspeito de abuso, avós e pais das vítimas e delegada expõe revolta: ‘Me sinto burra’

A Justiça soltou o advogado de 44 anos, preso em flagrante com a suspeita de abuso sexual de duas meninas de 11 e 12 anos, além de um adolescente de 15 anos. Na mesma decisão, da comarca de Anastácio, a 140 quilômetros de Campo Grande, também está concedida a liberdade dos pais e avós das crianças. Ao saber da soltura, a delegada Joilce Ramos, responsável pelas investigações e que monitorou o suspeito há pelo menos 6 meses, disse estar revoltada.

“Me sinto burra, a mais burra da face da terra. Como é que é depois de cinco anos de Direito, depois de 14 anos na Polícia Civil eu não consegui aprender que, para prender um autor de estupro de vulnerável eu tenho que esperar ele iniciar o ato sexual. Eu tenho que esperar, por mais que todas as provas indiquem que ele está indo consumar o ato sexual? E por mais que todas indiquem que ele está indo para consumar o ato sexual, mas, ninguém pode comprovar e nem ter certeza? Eu, então, tenho que esperar ele cometer, ele dar início ao primeiro ato sexual. Ou seja, tinha que esperar ele entrar no escritório, para depois arrombar a porta e o pegar em flagrante, praticando o ato sexual, aí sim ele seria preso em flagrante por estupro de vulnerável. Estou me sentindo a pessoa mais burra da face da terra, disse.

Segundo Ramos, a investigação até acreditava que os pais e avós seriam soltos, por serem réus primários. No entanto, o advogado possui antecedentes por falsificação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também, ainda conforme a polícia, foi preso em flagrante.

“O delegado de polícia não tem competência para recorrer da decisão judicial, somente o Ministério Público. E a única possibilidade agora é o MP recorrer dessa decisão e o Tribunal da Justiça, em Campo Grande, decidir pela prisão ou não novamente. Agora estou no aguardo do pedido de quebra de sigilo dos telefones, onde estariam mais provas para comprovar toda a investigação que estamos fazendo há meses. Não é possível recorrer, mas, não sou obrigada a concorda com essa decisão”, comentou.

Advogado foi preso na quinta abordagem

 

A investigação aponta que, há pelo menos seis meses, a polícia já monitorava o comportamento do advogado. Ele foi preso em flagrante na última terça-feira (24), em Anastácio.

“Ele [advogado] estava bem esperto e sabia que corria esse risco, de ser abordado com as vítimas dentro do carro, então nunca ia pela ruas principais da cidade. Ele fazia ziguezagues e, em uma destas ocasiões, nós o perdemos de vista. Mas, neste flagrante, nós percebemos que ele ficou 20 minutos na casa e depois saiu com as vítimas, momento em que eu pedi apoio e houve a abordagem”, explicou Ramos na ocasião.

As supostas vítimas, de 11, 12 e 15 anos, foram encaminhadas para um abrigo e passaram por exame de corpo e delito. A polícia tem 10 dias para concluir o inquérito, por conta do flagrante.

Além do advogado, os pais e avós das crianças estão presos. Somente os pais da menina de 15 anos, que moram atualmente em Bodoquena, não foram presos. Eles alegaram que não sabiam dos fatos, mas, a polícia diz estar investigando.