Programa Retrato Cidade fala da fazenda urbana “Da Roça”  

Hoje (27), no Programa Retrato Cidade, apresentado pelo radialista Kleber Gaeta, que vai ao ar das 11h00 ao 12h00 na FM América, entrevistou os jovens aquidauanenses e agrônomos Dr. César Murilo Corrêa, Dr. Tiago Calves e a jovem aquidauanense engenheira florestal Evelin Casanova.

O assunto foi sobre a primeira fazenda urbana chamada “Da Roça”, um projeto de empreendedorismo que é uma inovação no município de Aquidauana na área de agroecologia.

O projeto “Da Roça”, está localizado na Vila Icaraí, é uma iniciativa dos jovens aquidauanenses e agrônomos Dr. César Murilo Corrêa e Dr. Tiago Calves e, também, trabalha no projeto a jovem aquidauanense e engenheira florestal Evelin Casanova.

 

 

Durante a entrevista de quase 30 minutos, eles explicaram que o projeto a horta “Da Roça” consiste em três princípios básicos: I) alimentos orgânicos, saudáveis sem utilização de defensivos; II) conservação do meio ambiente com plantio de mudas e doação para reflorestamento; III) educação ambiental junto à comunidade local e produção ecológica das hortaliças.

Cezar e Tiago disseram também da ideia de propor aos outros pequenos produtores a parceria com o negócio, onde vai fornecer a assistência técnica nessa área de produção orgânica e sistema agroecológico.

Com o  Radialista Kleber Gaeta combinou em participar do programa uma vez por semana para falar dicas sobre cultivo de hortaliças, preparação da terra e selecionar a melhor semente para o plantio.

A engenheira florestal Evelin Casanova, disse da importância de recuperar a vegetação na área urbana,  plantando vários tipos de arvores, citou o plantio de arvores frutíferas também, para ajudar na alimentação dos pássaros, “temos vários tipos de mudas, a população pode ir no projeto que vamos auxiliar no plantio dessas arvores pela cidade” disse a engenheira Evellin Casanova .

A Prefeitura de Aquidauana é parceira no projeto de empreendedorismo agroecológico, pioneiro no município, por meio de serviços de aterro, roçada, serviços com a patrulha agrícola do município, através das Secretarias Municipais de Produção, Obras e Meio Ambiente.