Agravamento da pandemia faz MPMS pedir a população para manter prevenção e alerta sobre risco de colapso do sistema de saúde Procurador-geral de Justiça pede

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, fez nesta quinta-feira (26) um alerta a população sobre o agravamento da pandemia de Covid-19.

Lacerda disse em nota pública, que o Ministério Público do estado (MPMS) continua adotando medidas judiciais e extrajudiciais para garantir o atendimento adequado das pessoas em todas as frentes.

Entretanto, relatou que diante do quadro atual, com o aumento significativo de casos confirmados, de óbitos e da ocupação de leitos hospitalares, é essencial que haja a adesão da população às medidas de biossegurança.

O procurador-geral do estado cita entre essas medidas, especialmente o distanciamento social e uso de máscaras e aponta que elas continuam sendo necessárias para que o sistema de saúde não entre em colapso e não haja prejuízo ao atendimento digno dos doentes.

Lacerda alerta, que embora o estado tenha conseguido manter número de leitos suficiente para atendimento a população até agora durante a pandemia, há escassez de recursos humanos e anestésicos para a entubação dos doentes em unidades de terapia intensiva (UTI), fato que pode gerar a morte de pessoas.

Confira a íntegra da nota:

ALERTA À POPULAÇÃO

O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, no uso das atribuições legais e cumprindo com o dever de transparência, diante do agravamento da situação pandêmica da doença causada pelo novo coronavírus, covid-19, no Estado, vem informar e alertar a população: Denotou-se, nos últimos boletins epidemiológicos da covid-19, um aumento significativo de casos confirmados, de óbitos e de ocupação de leitos hospitalares no Estado de Mato Grosso do Sul.

A retomada do avanço da covid-19 no Estado, principalmente na capital, levou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) a emitir, em 20/11/2020, um “Alerta Sanitário à População Campo-Grandense”. No documento, a SES alerta que “a semana epidemiológica 47, que começou no domingo passado [15/11/2020], apresenta um aumento expressivo de casos SRAG/COVID em Campo Grande”, além do “aumento de internações”, motivo pelo qual conclama à população e ao comércio em geral para a necessidade de atender e reforçar as medidas de prevenção e contenção à covid-19.

Reforçando essa constatação, a UFMS publicou, em 24/11/2020, nova atualização do estudo matemático desenvolvido pela instituição para monitoramento da expansão da covid-19 na capital1 , informando que, após um período de estabilização da situação pandêmica, houve um aumento da média móvel em 46,40%, sendo esse valor acima da projeção anterior, fato que “deve ser visto com muita preocupação, pois indica um possível início de um novo cenário de crescimento da doença”. O estudo da UFMS concluiu destacando a importância de a “população continuar seguindo as orientações de especialistas da área da saúde para se manter o isolamento social sempre que possível”, pois “somente desta maneira evitaremos o início de um novo período de crescimento do número de casos da doença”.

Em complemento a esses números, que demonstram crescente incidência da doença em MS, deve-se considerar que, embora o Estado tenha conseguido manter número de leitos suficiente para atendimento da população, há escassez de recursos humanos e anestésicos para entubação dos doentes em unidade de terapia intensiva (UTI), fato que pode gerar a morte de pessoas.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul continua adotando medidas judiciais e extrajudiciais para garantir o atendimento adequado das pessoas em todas as frentes, mas, diante do quadro atual, é essencial que haja adesão da população às medidas de biossegurança indicadas pelas autoridades sanitárias, especialmente quanto ao distanciamento social e ao uso de máscaras, para que o sistema de saúde não entre em colapso e não haja prejuízo ao atendimento digno dos doentes.

Juntos podemos frear a doença!

Campo Grande-MS, 26 de novembro de 2020.

ALEXANDRE MAGNO BENITES DE LACERDA

Procurador-Geral de Justiça