Campanha nas redes sociais custou quase R$ 2 milhões em Mato Grosso do Sul

Os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em Mato Grosso do Sul gastaram quase R$ 2 milhões nas redes sociais Facebook e Instagram nestas eleições. Com exatidão, o Facebook, dono das duas redes sociais, recebeu R$ 1.984.533,00 referentes a impulsionamentos contratados pelos candidatos do Estado.

Entre os nove campeões de gastos neste pleito, somente um dos candidatos, o prefeito Marcos Trad (PSD), reeleito para mais quatro anos de mandato em Campo Grande, obteve êxito nas urnas.

O restante, mesmo os candidatos a vereador que apostaram na divulgação de vídeos e cards nas redes sociais, não conseguiu transformar o engajamento comprado em votos.

O campeão de gastos com publicações patrocinadas no Facebook e no Instagram foi o vereador Vinicius Siqueira (PSL), candidato a prefeito de Campo Grande que terminou a campanha na quarta posição, com 34.066 votos (8,20%).

Dos R$ 764,5 mil que Siqueira arrecadou para estas eleições, 98,1% vieram Fundo Eleitoral. De posse do dinheiro, ele investiu R$ 189.354,00 em impulsionamento nas redes controladas pelo Facebook no período compreendido entre 4 de agosto e 14 de novembro.

Na última semana de campanha, Siqueira gastou R$ 59,5 mil. O candidato do PSL também foi o único a utilizar mais de uma conta (rótulos) para impulsionar suas postagens.

No sábado, por exemplo, para alcançar até 400 mil contas de Facebook no Estado, Siqueira gastou R$ 9 mil em uma postagem, na qual informava que o voto no procurador Sérgio Harfouche seria considerado nulo.

O vice-campeão de gastos no Facebook foi o engenheiro Marcelo Bluma (PV), também candidato a prefeito da Capital. Ele investiu R$ 131 mil em impulsionamento.

Nas urnas, obteve 2.657 votos (0,64%), volume superior somente ao do empresário Paulo Matos (PSC), que obteve 1.884 votos (0,45%) e investiu R$ 54,9 mil em impulsionamento de suas publicações.

O prefeito reeleito, Marcos Trad (PSD), foi o oitavo com maior quantidade de gastos: ele investiu R$ 28.552 em impulsionamento. Com quase 100 mil seguidores, Trad é o que tem maior alcance orgânico (sem precisar pagar) no Facebook, mais de três vezes do que o total de seguidores de Siqueira.