Teatral Grupo de Risco leva teatro para periferia e apresenta novo espetáculo que aborda prevenções de DST

Nove apresentações de teatro irão percorrer espaços públicos e periféricos na primeira semana de novembro. De 03 a 21 de novembro, o Teatro Grupo de Risco irá apresentar os três espetáculos, “A Princesa Engasgada” (Márcia Frederico), em cartaz a mais de 18 anos, “Guardiões” (Lú Bigattão) e “Revolução” (Augusto Boal).

A iniciativa faz parte doprojeto “Para Além do Centro – 31 anos”, que tem como objetivo levar o teatro à comunidades. Segundo a direção do grupo, devido a pandemia do novo coronavírus, o projeto sofreu algumas alterações, mas não perdeu sua essência.“Todas as precauções foram tomadas por conta da pandemia, para garantir a proteção dos atores e público. Estamos seguindo à risca as normas exigidas pelos órgãos de saúde”, garantiu Fernanda Kunzler, atriz da companhia.

As apresentações começam nesta terça-feira (03), com o espetáculo A Princesa Engasfad e será transmitida pela TV Reme na parte da manhã. Já na quarta-feira (04), às 16 horas, a companhia estará com o mesmo espetáculo na Comunidade São João Batista. E na quinta (05), às 19h30, também com a Princesa Ensgasgada, na Associação de Moradores da Coophavila 2 (AMOC).

Na sexta (06), o grupo volta a ser transmitido pela TV Reme, só que dessa vez com o espetáculo Revolução, que também é o espetáculo que será apresentado no sábado (07), às 16 horas na Praça Camilo Boni, no Coophatrabalho.

Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, às 19h30, o Teatral Grupo de Risco irá se apresentar o espetáculo Guardiões na sede a companhia.

Vale ressaltar que todas as apresentações são gratuitas.

Teatro na TV

Com o objetivo de atender a comunidade escolar, que está sem aula presencial e acompanha os conteúdos didáticos pela TV SEMED. Diretor artístico da TV Reme,

Douglas de Oliveira Caetano, acompanhou as gravações do grupo e destaca a importância dos espetáculos para os estudantes. “O teatro entra como um reforço no conteúdo repassado pelos professores que estão em home office.”, explica.

Ele comenta ainda que a audiência da tv tem sido grande, pois como os espetáculos entram como um complemento das matérias, acaba sendo acessados pela maioria dos estudantes da rede municipal, que somam cerca de 10.000 alunos.

Novo Espetáculo

A peça “Do jeito que é hoje em dia”, é uma adaptação de um trabalho já encenado pelo grupo que aborda a prevenção das IST- Infecções Sexualmente Transmissíveis. A proposta é circular pelas escolas no ano que vem, alertando os jovens da importância de se cuidar. “O número de pessoas que contraem DST/AIDS é muito grande e não existe mais campanha de prevenção, principalmente com os adolescentes”, declara Fernanda Kunzler, lembrando que o Brasil já foi referência mundial no combate as DSTs.

O projeto “Para Alem do Centro – 31 Anos” foi aprovado via edital Fomteatro/2019, Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Campo Grande. Desde agosto deste ano e com alguma flexibilização autorizada pela Prefeitura e órgãos de saúde, o TGR retomou os trabalhos com os cuidados necessários frente a pandemia Covid, ao poucos, alguns ensaios, estudos e etapa de produção estão ocorrendo na sede do grupo.