Polícia Militar de Mato Grosso do Sul promove primeira mulher ao cargo de coronel

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) promoveu pela primeira vez uma policial mulher ao cargo de coronel. Neidy Nunes Barbosa Centurião foi oficialmente promovida em publicação do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (3).

Segundo a Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), a PMMS possui 551 mulheres na ativa e outras 189 na reserva.

“Para mim ser a primeira coronel mulher da Polícia Militar é um orgulho imenso. Gostaria de externar a imensa gratidão pelos policiais que me ajudaram a chegar até aqui, porque não cheguei sozinha”, relatou.

Centurião possui 27 anos de atuação na corporação. Ela atuou na Companhia de Trânsito, Policiamento Montado, 1° Batalhão, Comunicação Social, comando da Cavalaria e o subcomando da PM de Corumbá e do Batalhão Rodoviário.

Também foi uma das fundadoras do Centro de Equoterapia da PMMS, onde trabalha há 19 anos.

Ela preside o Centro que oferece atendimento terapêutico com cavalos para pessoas com limitações físicas ou mentais na Capital e em outros quatro municípios sul-mato-grossenses.

“Nós já tivemos as precursoras que hoje estão nas reservas e essas mulheres abriram caminho para que nós pudéssemos chegar até aqui, em um local que era estritamente masculino. Pretendo abrir ainda mais espaço para outras mulheres”, concluiu.