Feminicídios crescem 80% em Campo Grande e delegada da Mulher faz alerta

O número de feminicídios cresceu em Campo Grande. De acordo com a , em 2020 já foram nove casos, resultado 80% maior do que as cinco mortes ocorridas em todo o ano passado. O aumento está relacionado com a chegada da pandemia do coronavírus (). Medidas de isolamento fizeram com que as vítimas ficassem em casa com os companheiros, mais tempo expostas ao risco de agressão.

A delegada Fernanda Félix, da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), destacou que dos nove feminicídios, apenas uma das vítimas tinha solicitado medidas protetivas. “É um detalhe para se pensar. Digo que o feminicídio é uma consequência de outros crimes comuns num relacionamento abusivo. Aquelas que pedem ajuda, geralmente conseguem sair deste cenário de violência”, alertou.

Fernanda disse ainda que a Deam busca aliar o trabalho policial investigativo à prevenção. “Nós disponibilizamos, além do número 180 [emergência para violência doméstica], o registro boletim de ocorrência online no site da  [www.pc.ms.gov.br]. Tudo o que chega a gente apura”, explicou.