O vice-governador e secretário do Seinfra (Secretaria de Estado de Habitação e Infra-Estrutura-Geral), Murilo Zauith (DEM), disse que irá assumir o governo na próxima semana para que o governador Reinaldo Azambuja trate de assuntos particulares.

Azambuja informou à Assembleia Legislativa que vai se licenciar do governo após feriado de Finados, no próximo dia 2 de Novembro, segunda-feira. O afastamento vai do dia 3 ao dia 6 de Novembro, de terça a sexta-feira da semana que vem.

“O Reinaldo pediu afastamento e eu para assumir o governo, tenho que me desincompatibilizar da Seinfra. Então eu me desincompatibilizo da Seinfra para assumir o governo no pedido de afastamento dele”. Perguntado sobre o motivo do pedido da licença, Murilo disse que é “para tratar de assuntos particulares dele”, e indagado pelo período que irá ficar afirmou, “só semana que vem”.

O governo publicou a revogação do decreto que nomeou Zauith como secretário no Diário Oficial, para que ele possa assumir o governo. De acordo com o deputado estadual e presidente da Assembleia de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB), o ofício encaminhado por Reinaldo fala na possibilidade de deixar o País durante o período de afastamento.

Mesmo com a confirmação de Murilo, de que irá comandar o executivo na próxima semana, a Seinfra chegou a informar mais cedo, que o vice-governador iria viajar por dez dias, sem detalhar para onde e nem com qual objetivo.

Na Constituição Estadual consta que o governador deve ser substituído em ausências eventuais e impedimentos pelo vice. A substituição deve ser comunicada à Assembleia. A Assembleia é quem concede licença ao governador se ausentar do Estado ou do País, quando o afastamento exceder quinze dias.