Algumas vacinas no momento mostram bons níveis de imunização em testes

A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (), Soumya Swaminathan, indicou nesta segunda-feira, 19, esperar que a iniciativa Covax possa começar a aplicar imunizantes no meio de 2021. No principio, as pessoas mais vulneráveis serão o foco, com vacinas distribuídas ao redor do mundo, sinalizou. Na mesma coletiva de imprensa, foi anunciado que o número de países na coalizão pelo imunizante chegou a 184, subindo frente aos 171 da última divulgação, com  e  entre as adesões mais recentes.

Swaminathan indicou ainda que há “algumas vacinas no momento mostrando bons níveis de imunização”, ao tratar das diversas iniciativas de testes monitoradas pela . Já a diretora Maria Van Kerkhove afirmou que não existe “segunda onda inevitável, tudo está nas nossas mãos”, ao cobrar um amplo reforço da responsabilidade de indivíduos e governos. Em relação ao começo da pandemia, indicou que “todos os países estão mais preparados agora”, apontando para os suprimentos de oxigênio e dexametasona como capazes de salvar vidas.

Um tema constante na coletiva foi a necessidade de prover os meios necessários para pessoas isoladas manterem a quarentena por 14 dias, um problema que seria recorrente. Durante o isolamento, providenciar meios, especialmente a alimentação, seria vital para manter as pessoas reclusas e evitar a propagação do vírus, argumentou a .